terça-feira, 1 de setembro de 2009

Odontologia no SUS


A odontologia pública tem uma grande demanda como não poderia deixar de ser e tem preocupação social. Neste contexto os departamentos odontológicos devem se preocupar com a imagem que o povo e governos fazem dele, pois é a partir desta construção positiva que se pleiteiam investimentos no setor e possibilita, ainda, a dinamização do alcance dos benefícios da prevenção aos estudantes.

A existência de programas de prevenção em saúde bucal é fundamental por as escolas permitirem o encontro da equipe com um maior número de alunos ao mesmo tempo e torna possível trabalhar a consciência aliada a técnicas de higiene que quase sempre são permeadas por muita criatividade e empenho. É possível, ainda, o preparo do corpo docente para multiplicar as ações quando da ausência dos técnicos odontológicos. Os levantamentos epidemiológicos são ferramentas importantes para efeito de pesquisas sobre a saúde bucal dos estudantes, mas é necessário a verificação de não existência de controvérsias entre o programa preventivo-clínico existente no período e os resultados acusados.

A quantidade de procedimentos e atendimentos clínicos é diretamente proporcional ao número de cirurgiões-dentistas existentes, a quantidade de auxiliares e à estrutura física presente. A população aumenta a cada ano e, assim, consequentemente deve-se também aumentar proporcionalmente o número de profissionais públicos e com eles, caso necessário, o espaço físico e equipamentos.

A relação entre prevenção e atendimento clínico deve ser observada. O sucesso da prevenção corretamente aplicada deve reduzir com o tempo o atendimento clínico, mas ela por si só não atende integralmente as necessidades nem tampouco os tratamentos isoladamente.

A desmotivação em toda a equipe pode existir caso ela perceba ou desconfie dos caminhos que não conduzem à melhora da saúde bucal pela falta de programação, inexistência de investimentos, atividades preventivas ineficazes e desinteresse governamental. É necessário programar, sistematizar metas mensais e anuais e, principalmente, motivar a equipe com esses bons resultados e/ou bom trabalho para que ela a cada dia busque mais. A procura por investimentos orçamentários desde a compra de produtos de consumo até a contratação de profissionais no atendimento e melhores resultados na prevenção devem ser focados.

O alcance de bons resultados é conseguido, então, no programar e informar a todos envolvidos o que se busca e onde se pretende chegar e a importância de cada um no contexto da saúde pública. Claro que antes está a construção de um programa de atendimento clínico-preventivo adequado à realidade populacional naquele momento e apoiado pelos gestores, pois os programas devem ser dinâmicos.

Forma-se, assim, um ciclo onde todos são importantes: A população percebe a seriedade da odontologia e sua importância para a saúde, os governos que passam a investir tanto nos aspectos físicos quanto de recursos humanos por perceberem uma necessidade social possível de ser atendida contando inclusive com apoio da União, a equipe de profissionais que se sentirá revestida de metas viáveis e possíveis de alcance e reconhecida pela administração, professores que ao perceberem esta condução dinâmica se mostrarão mais motivados e, finalmente, o reflexo positivo na saúde bucal da população. A falência de qualquer um dos elementos constitutivos deste ciclo conduz ao fracasso da odontologia pública.

5 comentários:

  1. Olá Keller!

    Tudo bem?Assim como vc sou apaixonada por minha profissão e tento ajudar ao máximo as pessoas necessitadas.Eu moro no interior da Bahia e trabalho no PSF,tenho meu consultório particular e trabalho no hospital tb.Queria muito uma ajuda sua se posssível.No hospital que eu trabalho não tem atendimento odontológico pelo SUS.Eu queria muito saber como fazer pra instalar esse tipo de atendimento pelo SUS no hospital q eu trabalho.
    Se vc souber como fazer me dá uma luz por favor!
    Vou deixar meu e-mail caso queira entrar em contato.
    mon.cardoso@hotmail.com
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Prezada colega (Revele seu nome, ok?)

    Terminamos de instalar um consultório aqui junto ao hospital, porém ainda não funcionando, mas isto ocorrerá brevemente.

    Buscarei resposta ao seu questionamento, porém estou envolvido num processo eleitoral organizacional até o fim do mês corrente.

    Assim, a responderei com certeza tão logo possa buscar as resposta, ok?

    Um grande e fraternal abraço
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  3. Oi,Dr. Keller!
    Td bem?
    Eu sou Samanta,C.D.,estou com 2 cons.q foram doados p atendimento e tb gostaria de saber como fazer pra instalar esse tipo de atendimento pelo SUS na Faculdade Pestalozzi (a qual forneceu um espaço),teria como vc me ajudar?
    Vou deixar meu e-mail caso possa entrar em contato.
    drsafreitas@gmail.com
    Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  4. oi,Dr .keller gostaria de saber como transfomar meu consutorio para convenio com sus ondotologia.

    tgitransporte@hotmail.com
    Donizete

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,

    Gostaria de saber se existe alguma lei para os dentistas quem trabalham em Psf a só realizarem exodontias mediante uma radiografia?!!

    Resumindo: Existe alguma lei que resgarde o dentista a se recusar a fazer uma exo caso não tenha uma radiografia em mão para análise e planejamento do caso.

    ResponderExcluir