sexta-feira, 24 de julho de 2009

O mito da cura da sensibilidade dental pelos cremes da TV


A odontologia evolui muito a cada dia principalmente quando se trata de novos produtos para efetivação de tratamentos. È possível na atualidade executar em alguns casos o tratamento dos canais em única sessão. Materiais restauradores protéticos destacam-se nesse aspecto pela grande possibilidade de melhora estética. A implantodontia tem buscado a facilitação. Tudo isso com a referida indicação profissional. Porém, surge também uma consciência inadequada dos pacientes diante de tal evolução e levados por propagandas enganosas.

Por muitos momentos verificamos pacientes que narram o uso indiscriminado dos cremes dentais dessensibilizadores “que passou na TV” na tentativa de tratar a dor de dentes ou desconforto causado pela sensibilidade. Um mito que somente pelo uso do referido resolverá a situação, porém mesmo com o passar da sintomatologia, pode prejudicar ainda mais a saúde bucal pela demora na busca definitiva em se sanar a causa. As propagandas veiculadas principalmente na TV podem enganar os desavisados.

Quando existe dor em algum local na boca isto indica que algo está errado e o profissional deve ser consultado. A auto medicação pode até contribuir – embora sabidamente um erro - no alívio dela temporariamente, porém deve-se tomar cuidado com o que causa a dor, pois quando se usa algum desses “remédios” deve-se ter em mente que a causa do problema não é resolvido pelo seu uso, mas apenas a dor ou o desconforto. Somente o profissional é capaz de tratar o problema, às vezes até com o uso de medicamentos, mas não somente com ele.

Assim, antes de usar medicamentos aleatoriamente na busca de soluções bucais consulte o seu profissional. Somente ele pode propor o tratamento adequado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário