sexta-feira, 24 de julho de 2009

Uma realidade que nos convoca à prevenção


Cuidar da saúde do povo é um dever do Estado. Para isto foi criado o Sistema Único de Saúde, o SUS no contexto constitucional. Ideologia precisa e bem fundamentada que coloca capital dos governos federal, estadual e municipal disponibilizados em parte a favor da saúde do povo.
A grande demanda de enfermidades que assola os brasileiros passou a custar caro aos cofres do sistema. Aliado a esse fato o SUS passou a enfrentar uma crise financeira e os recursos para financiamento do sistema tornaram-se insuficientes.
No Brasil de hoje é proibido adoecer.
Iniciativas são tomadas a nível local ou público. Os governos passaram, então, a apoiar consórcios, cooperativas de saúde e os Programas de Saúde da Família - PSF´s. Esse último tendo como grande e importante meta a prevenção das doenças. Tais medidas merecem apoio de todos, pois são formas encontradas para disponibilizar a saúde à população.
A prevenção de doenças passou a ser uma ordem nacional.
O SUS que sempre priorizou a prevenção em sáude bucal passou a divulgar e implorar prevenção para as demais áreas da saúde como talvez a única alternativa para resolver as questões sociais da saúde brasileira.
Verificamos a inclusão da Odontologia dentro das equipes de PSF´s até então compostas por médicos e enfermeiros desenvolvendo um excelente trabalho uma vez seguindo a filosofia de criação dos PSF´s, a prevenção, num grande número de municípios da Federação.
A odontologia sempre buscou o mapeamento epidemiológico das doenças mais predominantes que acometem a boca da população estudantil através de pesquisas bianuais por amostragem, os levantamentos epidemiológicos em saúde bucal. A partir das últimas pesquisas verifica-se uma grande queda ocorrida nos índices de cárie e doença periodontal graças a programas de prevenção odontológicos destinados aos estudantes.
A odontologia que já executa há muitos anos projetos reais com metas objetivas a serem alcançadas ao longo dos anos e estatisticamente comprovando os resultados e a eficiência dos programas de prevenção pode demonstrar aos governantes e pais a importância de se seguir os ensinamentos preconizados pelos Cirurgiões-Dentistas ou os agentes de saúde ou ainda os professores – grandes aliados da odontologia - em se tratando dos cuidados na higienização e conter o aparecimento das doenças mais democráticas a ocorrer no povo convidando a todos à prevenção uma vez que o tratamento meramente curativo mostrou-se incapaz e altamente oneroso ao sistema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário