sexta-feira, 24 de julho de 2009

Conduta frenta a traumas dentais


O que fazer em caso de avulsão - quando o dente sair por inteiro da boca - após um acidente?
Havendo calma lave-o e tente recolocá-lo somente se for dente permanente; se não conseguir coloque-o em um copo com soro fisiológico, leite ou água filtrada ou entre os outros dentes e a bochecha.

O que fazer quando ocorre fratura do dente?
Leve o fragmento dentário até o dentista de maneira tal que esteja hidratado como foi mencionado acima. Vale lembrar que quanto mais rápido maior será a possibilidade de resultados positivos no tratamento a ser realizado.

Como agir frente a um traumatismo dentoalveolar?
Após o socorro inicial no que diz respeito ao dente em si deve-se procurar o dentista rapidamente sempre atento para informar ONDE ocorreu o trama, pois é importante relatar o local para que o dentista possa tomar algumas decisões como por exemplo se há necessidade de prescrever a vacina antitetânica ou não. COMO ocorreu o trauma a fim de detectar a gravidade do problema e QUANDO ocorreu o trauma, pois o tempo decorrido é de suma importância por determinar o plano de tratamento mais coerente fornecendo ao cirurgião-dentista as informações necessárias para que sejam tomadas as devidas providências.

Quando houver trauma no dente-de-leite e este sair, o que devo fazer?
O dente-de-leite não deve ser recolocado na boca como no caso do permanente. Isso porque no caso do dente-de-leite o germe do dente permanente está embaixo da raiz do de leite o que poderá causar algum dano ao permanente.

Quais as conseqüências de um trauma em dente-de-leite ou em dente permanente?
Dependendo do tipo e da intensidade do trauma dental, da idade do paciente e do tempo decorrido até o primeiro atendimento as conseqüências podem ser leves, moderadas ou graves, podendo inclusive levar à perda do elemento dental. Um trauma dental pode ocasionar muitas seqüelas tais como mobilidade dentária, podendo alterar a posição do dente na arcada.

Quando o trauma for na cabeça, além dos dentes, o que mais deve ser observado?
Além de procurar cuidados médicos deve ser observado se existem sinais de sonolência excessiva, vômitos persistentes, fala enrolada e convulsões. Frente a um trauma, a primeira condição é ter calma para agir com a razão e não dominado pela emoção. Não se deve esquecer da ajuda do profissional a fim de oferecer um correto diagnóstico para o devido tratamento.
Fonte: Assoc. Paulista dos Cirurgiões-dentistas

2 comentários: