sexta-feira, 24 de julho de 2009

Os dentes de siso

Quantos dentes do siso existem?

Existem quatro dentes do siso: dois superiores, sendo um direito e um esquerdo e dois inferiores, também direito e esquerdo.

Em que idade eles normalmente erupcionam?
A erupção ocorre normalmente dos 17 aos 20 anos, portanto, são os últimos dentes erupcionarem.

Todo mundo tem o dente do siso? Não.
Por que às vezes eles não erupcionam?
Porque algumas pessoas não possuem este germe dental do siso responsável pela sua formação; às vezes, não erupcionam por falta de espaço na arcada dental, ou ainda, pela posição horizontal do dente e que dificulta a sua erupção.

O que acontece se ele ficar dentro do osso e não erupcionar?
Podem produzir reabsorções de dentes vizinhos, transtornos dolorosos ao paciente e possíveis degenerações (lesões císticas).

O que acontece se ele erupcionar parcialmente?
A erupção parcial ocorre geralmente por falta de espaço na arcada ou pela posição horizontal do dente. Ambos os casos dificultam a erupção ocorrendo, dessa forma, a erupção parcial do siso. Esse quadro pode provocar gengivites ou inflamação da gengiva, abscessos na região, irritação local, dor e edema.

É verdade que o dente do siso empurra os outros dentes provocando mudanças de posição?
Há duas correntes: a primeira diz que se houver espaço suficiente para a erupção do siso e o paciente não tiver tendência a apinhamento (mudança de posição) não haverá problemas; já a segunda diz que se o espaço for insuficiente e o paciente com tendência a apinhamentos poderá ter problemas futuros, como o apinhamento de dentes.
Quando a gengiva do dente do siso que está erupcionando inflama, o que fazer?
Deve ser feita a remoção do tampão gengival que cobre parcialmente a superfície dental (ulectomia) ou a curetagem gengival ambos realizados pelo profissional. O paciente, para melhorar esse quadro inflamatório, poderá realizar higiene oral rigorosa no local, bochechos com anti-sépticos bucais podem amenizar o quadro, mas para resolver o problema o paciente deverá procurar um cirurgião-dentista.

Quando é indicada a extração do siso?
A sua extração está indicada na ausência de espaço para a erupção, no posicionamento horizontal do siso, nos quadros de dor e quando se inicia a erupção e esta não se completa, ou seja, há erupção parcial do siso. Quando se faz a extração de um siso, provavelmente terá que ser feita a extração de ambos os sisos do mesmo lado, isto é, do superior e do inferior.
FONTE : REVISTA DA APCD V. 50, Nº 6, NOV./DEZ. 1996

2 comentários:

  1. Olá Doutor Keller Filgueiras, a fonte do texto até pode ser da revista apcd, mas a imagem radiografica do siso e de minha autoria. De acordo com a lei de direito de uso de imagem que diz: Toda a reprodução é uma cópia, e cópia sem autorização do titular dos direitos autorais e ou detentor dos direitos de reprodução ou fora das estipulações legais constitui contrafação, um ato ilícito civil e criminal.

    Então peço que retire a foto do seu blog..
    Tenho a radiografia em meu site e histórico desta paciente no meu consultório.

    Att

    Dr. Luiz Fernando Vaz de Barros Filho

    www.atm.hostmidia.com.br

    ResponderExcluir
  2. Prezado colega Luiz,


    Já passei por situação semelhante e, ainda, numa publicação impressa, porém naquela ocasião foi copiado um texto meu. Optei em ligar para o colega que fez a cópia sem citação intuindo apenas a lhe dizer ser eu o autor do texto, mas não pedi nada mais até porque impresso não há de ser deletado nem tampouco substituído!
    Produzir um texto coerente com responsabilidade social numa linguagem leiga e ao mesmo tempo técnica é bastante trabalhoso. Não é verdade?

    Mas, quanto a sua colocação digo que ao se clicar na foto do meu blog você é direcionado para http://1.bp.blogspot.com/_1mHFo07uQMA/SmsI-xhwWMI/AAAAAAAAAC8/lqy1WiGXes0/s1600-h/Dentes+do+siso.jpg.
    Este não parece ser o link que me enviou!

    Como se percebe pelo título do blog o objetivo meu parece ser o mesmo teu!

    Acreditando na sua argumentação de que de fato é o autor da imagem, peço desculpas e, assim, resgatei outra nesse grande mundo virtual de autores e copiadores e lá inseri, ok? Se o link direcionado na nova imagem lá postada não é do autor do mesmo blog aguardo que o verdadeiro autor o faça como você, ok?

    Continuemos na rota do "Valorizando minha profissão". Isto é fundamental!

    Obrigado, colega.

    ResponderExcluir