sexta-feira, 24 de julho de 2009

A placa miorrelaxante

O que é a placa de mordida?
É um aparelho confeccionado em acrílico que é colocado sobre os dentes e que apresenta três funções principais: A primeira é a de proteger os dentes de se desgastarem em pacientes que apresentam parafunção como o bruxismo (hábito de ranger dentes); a segunda é a de aliviar as articulações temporomandibulares (localizadas em frente aos ouvidos) contra as forças excessivas que se formam durante a parafunção; e a terceira é a de induzir o relaxamento da musculatura, o que ocorre em apenas alguns casos.
Qual é a sua indicação?
A placa de mordida tem várias indicações. Para pacientes que apresentam bruxismo com a finalidade de proteger os dentes do desgaste. Outra indicação importante é para pacientes que têm problemas nas articulações temporomandibulares e podem apresentar estalidos e travamento aliado a fortes dores de cabeça, cansaço muscular matutino, zumbido ou tamponamento dos ouvidos e, em alguns casos, pode ter relação com irritação.
Como deve ser utilizada?
A utilização da placa depende do diagnóstico e a critério do Cirurgião-dentista.
Quando deve ser substituída?
Caso tenha sido confeccionada apropriadamente a mesma placa pode ser utilizada durante todo o tratamento. Porém, se o tratamento se prolongar por mais tempo, se a placa fraturar, ficar amarelada ou com deposição de tártaro, ela deverá ser substituída.
A placa pode ser indicada para dor de cabeça?
A dor de cabeça pode ter inúmeras causas distintas. Feito o diagnóstico e constatado que a dor é de origem muscular ou articular a placa pode ser um coadjuvante no tratamento sendo que pode haver necessidade de uso de medicamentos.
Por quanto tempo a placa deve ser utilizada?
A maioria dos problemas de desordem temporomandibular pode ser controlada em um período médio de 6 a 12 meses. Entretanto, em alguns pacientes, devido a outros fatores, a placa poderá ser utilizada por um período mais prolongado sempre sob controle periódico do profissional.
A placa de mordida necessita de manutenção?
Conforme a musculatura relaxa ou a placa se desgasta a oclusão se modifica, devendo, então, ser ajustada periodicamente a critério do profissional.
Fonte: Alterado de http://www.apcd.org.br/

18 comentários:

  1. Oi amigão eu adorei está informação, com isso tirei minhas dúvidas sobre meu caso. Agora eu tenho um blog passei por lá ( hericadsouza.bogspot.com/ ) Bjs

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho muito barulho no ovido, meu dentista me indicou a placa miorrelaxante p/correção,mais um detalhe tenho otosclerose ,minha articulação tambem esta torta, sera que vai resolver o barulho com este tratamento.

    ResponderExcluir
  3. Um exame criterioso é fundamental na indicação da férula oclusal. Você poderá ter outros fatores associados aos problemas elencados que são pertinentes à avaliação. Para o reto diagnóstico existem dispositivos anteriores ao tratamento que podem contribuir para a resposta sua. Procure um profissional com experiência em Disfunções Temporo Mandibulares para o perfeito diagnóstico prévio e, caso ele creia necessário, entrará com o tratamento.

    ResponderExcluir
  4. Olá Dr. Keller, seu texto me ajudou muito.
    Tenho uma alteração na ATM há uns 20 anos e nunca tive problemas maiores, porém há 2 anos tenho tido estalos e dores mais frequentes. Há 1 mês fui acometida de uma dor muito intensa na cabeça, somente do lado direito, onde precisei ficar internada por 5 dias, não foi constatado nenhum problema neurologico e fui encaminhada para o buco maxilo, na ocasião estava terminando meu tratamento com o uso de aparelho fixo e fui obrigada a retirá-lo, pois o médico achou que isso pudesse estar agravando o meu problema. Agora, disseram que deverei usar uma placa miorelaxante. Com toda a sua experiencia, lhe pergunto: É possivel que esta dor intensa que foi tratada com morfina seja exclusivamente por um problema de ATM? Muito obrigada pela sua ajuda!
    Meu e-mail é cacabanharoto@gmail.com
    Abraços, Caroline Banharoto - SP.

    ResponderExcluir
  5. Prezada Caroline,
    Fico feliz em poder ajudar a um problema tão comum e tão pouco conhecido e explorado como solução de muitos males, a DTM ou Disfunção Temporo Mandibular. Mais feliz, ainda, em saber que saiu do período agudo do seu problema.
    Na consulta realizada com um especialista em DTM - e deve ser este - será possível verificar a possibilidade de você ser portadora de tal disfunção, porém existe o conhecido diagnóstico diferencial de DTM realizado pelo mesmo profissional por um período de 10 a 15 dias - a critério dele - que poderá te dar a certeza da existência e solução para o problema.
    Quanto a sua pergunta, Caroline, é possível que esta dor intensa incluindo necessidade de potentes analgésicos, possa ser relacionado à ATM. Como narrei, carece de reta avaliação profissional, ok?
    Um grande e fraternal abraço.
    Fique com Deus.
    Qualquer dúvida, envie novo post, ok?

    ResponderExcluir
  6. Olá Dr, gostaria de tirar uma dúvida..
    tenho lido muito em comunidades virtuais, pessoas que fazem o uso da placa, falando que ao amanhecer, os dentes ficam um pouco amolecidos...isso é normal acontecer?
    com o uso da placa, a posição de todos os dentes deve mudar?

    obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  7. Camila, não existe possibilidade de os dentes ficarem com mobilidade uma vez retamente aplicados os conceitos técnicos na confecção e ajuste da PMR. O que muitas vezes acontece é que o paciente tenta frustradamente fazer a avaliação de "dentes bambos" apoiando a polpa digital de dois dedos e, sendo estas macias, perceber-se-á enganosamente que os dentes estão "bambos".
    Um grande e fraternal abraço
    Fique com Deus.

    ResponderExcluir
  8. Olá doutor Keller , tudo bom ? Então , sofro de atm a 11 anos por ter usado aparelho fixo com outros ortodontistas que visavam apenas a estética , fui orientado por eles na época a arrancar 4 dentes e as fendas ainda não se fecharam pois não consegui continuar o tratamento devido ao aumento absurdo das minhas dores orofaciais , hoje em dia minha oclusão está totalmente errada , os caninos superiores encostam nos inferiores , e não consigo encostar os dentes do fundo , ou mastigo com os da frente ou com os do fundo, esse contato dos caninos tanto esquerdo quanto direito , me causa um desconforto enorme . Procurei uma especialista em Dtm e estou usando placa miorrelaxante à noite a três meses , e ainda não sinto resultados satisfatórios , sempre que acordo as dores estão piores e o contato dos dentes errados volta a ser um obstáculo pra mim durante o dia , minha nova dentista disse que vai precisar abrir mais os espaços que não se fecharam e implantar novos dentes , mas isso , depois de 6 meses de uso de placa , um outro especialista em Dtm me disse que se eu melhorar essa minha má oclusão agora , o problema se resolve, o que o senhor acha doutor . Desde já agradeço , meu e-mail é marcelo-avr@hotmail.com. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo,
      Seria necessário uma avaliação clínica de seu caso. Há várias situações distintas que impedem um caráter conclusivo de seu caso.
      Diante disto, aconselho a buscar informações de um especialista e DTM na sua cidade e, sobre este dispor suas dúvidas e consultá-lo adequadamente.
      Um grande e fraternal Abraço
      Fique com Deus.

      Excluir
  9. Olá,estou com uma dúvida,estou usando essa placa miorelaxante por uns tres dias, mas quando eu tiro ela depois de dormir eu sinto que ela apertou muitos meus dentes a ponto de quando eu encosto neles chega a doer,isso é normal??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Penso que seria viável avaliar com o profissional especialista responsável pelo seu caso um ajuste sobre a placa, ok?

      Excluir
  10. Qual especialista eu deveria procurar nesse caso: alterações morfológicas na ATM por bruxismo. Dor latejante nos dentes de baixo e anteriores durante todo dia. Fratura em dois dentes superiores. Dentes todos gastos e várias perimólises nos dentes onde encontram a gengiva. Indicaria-me algum aqui na região central do Rio Grande do Sul?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem sombra de dúvidas creio que, a princípio, seja levado o caso ao especialista em Disfunção Temporo Mandibular, DTM.
      Quadro bem característico, carece de avaliação clínica, desta especialidade.
      No RS desconheço algum, embora tenho certeza de que há esta especialidade por ai!

      Excluir
  11. Boa noite dr, não sei mais o que fazer descobri que tenho Bruxismo, só descobri quando fiquei com a mandíbula travada, sem conseguir falar direito, fui aí dentista que me indicou a placa mio relaxante, só que sinto uma agonia muito grande porque sofro com isso durante o dia, só melhoro um pouco com relaxante muscular, fiz todos os raio X panorâmico, e estou aguardando o resultado pra mostrar pro médico especialista, sinto uma agonia muito grande durante o dia. Será que tenho só Bruxismo e dtm, como posso fazer pra tentar diminuir esse meu sofrimento,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nandinha,
      É necessário, antes de tudo, que proceda a um reto diagnóstico. Para tanto é necessário procurar um profissional Cirurgião-Dentista com especialização em DTM, ok?
      Este pode a depender do caso clínico realizar um diagnóstico diferencial que o permitirá, se possível, repito, identificar ser DTM ou não. Em sendo submetê-la ao tratamento devido que pode ser a placa miorrelaxante. Esta é um dos possíveis tratamentos que dependerá de um bom diagnóstico.
      Em sendo bem diagnosticada a possibilidade de sucesso no tratamento é grande o alívio nos sintomas e considerável melhoria na sua qualidade de vida.
      Procure o especialista citado.
      Abração de cá
      Fique com Deus.

      Excluir
  12. Boa noite dr, não sei mais o que fazer descobri que tenho Bruxismo, só descobri quando fiquei com a mandíbula travada, sem conseguir falar direito, fui aí dentista que me indicou a placa mio relaxante, só que sinto uma agonia muito grande porque sofro com isso durante o dia, só melhoro um pouco com relaxante muscular, fiz todos os raio X panorâmico, e estou aguardando o resultado pra mostrar pro médico especialista, sinto uma agonia muito grande durante o dia. Será que tenho só Bruxismo e dtm, como posso fazer pra tentar diminuir esse meu sofrimento,

    ResponderExcluir
  13. Eu sofro de muitas dores de cabeca,ouvidos e na articulacao da mandibula com mtos estalos. Meu dentista indicou-me a PMR! Tenho serio problema periodontal,sera que essa placa nao ira maltratar minha gengiva que e extremamente sensivel?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Edna,
      É necessário, antes de tudo, que proceda a um reto diagnóstico. Para tanto é necessário procurar um profissional Cirurgião-Dentista com especialização em DTM, ok?
      Este pode a depender do caso clínico realizar um diagnóstico diferencial que o permitirá, se possível, repito, identificar ser DTM ou não. Em sendo, submetê-la ao tratamento devido que pode ser a placa miorrelaxante. Esta é um dos possíveis tratamentos que dependerá de um bom diagnóstico.
      Em sendo bem diagnosticada a possibilidade de sucesso no tratamento é grande o alívio nos sintomas e considerável melhoria na sua qualidade de vida.
      Procure o especialista citado.
      Abração de cá
      Fique com Deus.

      Excluir